Com a destruição do reino do Norte, grande parte
da população foi deportada para a Assíria. Em seu lugar foram enviados colonos
assírios (2Reis 17,24-41). A população mista que então se formou deu origem aos
"samaritanos", que permaneceram monoteístas. Quando os cativos do
reino de Judá foram repatriados pelos persas (538 a .C.), os samaritanos
quiseram aliar-se aos judeus e participar na reconstrução do templo e da
cidade. Mas Zorobabel (Esdras 4,2) e Neemias não aceitaram (Neemias 13,28).
Desde então vinha a inimizade entre judeus e samaritanos, mencionada no Novo
Testamento (Lucas 9,52-54 João 8,48).
Jesus, porém, mostrou simpatia para com os samaritanos (Lucas 10,30-37 Lucas 17,11-19), aos quais mandou pregar o Evangelho (Atos 1,8 Atos 8,4-25). Oséias samaritanos, que só reconhecem como canônico o Pentateuco, ainda hoje vivem numa comunidade de uns 300 membros no monte Garizim, onde anualmente celebram a Páscoa segundo os antigos ritos.
Jesus, porém, mostrou simpatia para com os samaritanos (Lucas 10,30-37 Lucas 17,11-19), aos quais mandou pregar o Evangelho (Atos 1,8 Atos 8,4-25). Oséias samaritanos, que só reconhecem como canônico o Pentateuco, ainda hoje vivem numa comunidade de uns 300 membros no monte Garizim, onde anualmente celebram a Páscoa segundo os antigos ritos.