PRIMOGÊNITO

Tanto a primeira cria de um animal, como os primeiros frutos das árvores deviam ser oferecidos ao Senhor no santuário, em agradecimento pelo dom da vida. A mesma lei se aplicava ao primeiro filho do casal: ele era considerado propriedade do Senhor (Êxodo 13,2 Êxodo 22,29). Mas como sacrifícios humanos eram severamente proibidos, os pais, depois de oferecer o menino no templo, o resgatavam mediante uma oferta material. Esse costume devia lembrar aos israelitas a noite do êxodo, quando Deus fez morrer os primogênitos dos egípcios, ao passo que preservou os filhos dos israelitas (Êxodo 12,29). Também Jesus, aos quarenta dias de idade, foi levado ao templo por seus pais, oferecido ao Senhor e em seguida resgatado (Lucas 2,28s; cf. Êxodo 13,12s e nota).


Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança (Deuteronômio 21,17), supremacia entre os irmãos e chefia da família (Gênese 27,29 Gênese 27,40 Gênese 49,8). Mas às vezes, como no caso de Jacó e de Judá (Gênese 27,30-37 Gênese 49,4-8), este direito não foi respeitado.



Jesus é chamado "primogênito de toda criatura" (Colossenses 1,15 Hebreus 1,6) em razão da supremacia que o Pai lhe concedeu entre os homens (Romanos 8,29).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem