POBRE

"Pobre" na Bíblia traduz o termo grego ptochós que, por sua vez, é a tradução de vários termos hebraicos com conotações diferentes. Pobre pode significar alguém que é dependente, está a serviço, perdeu a propriedade fundiária por causa da injustiça e opressão; é também o fraco, sem peso social, o mendigo, o sem-teto, o indigente. O orante, nos salmos de lamentação individual, apresenta-se como "pobre e miserável", isto é, injustiçado por sua fidelidade a Deus e totalmente dependente de Deus, a quem implora auxílio.


Em Israel a propriedade tinha um fim eminentemente social. Por isso, a pobreza prolongada é vista como fruto da injustiça, uma desobediência a Deus que leva à falência da sociedade. O único proprietário da terra é Deus. Por isso o latifúndio de alguns, à custa da miséria de outros, é intolerável.



Para combater a pobreza e a ganância, criaram-se leis sociais humanitárias:



1. a libertação, no sétimo ano, dos israelitas que caíram em servidão por causa de dívidas (Êxodo 21,2);
2. no sétimo ano a terra não era cultivada pelos donos e as colheitas pertenciam aos pobres (Êxodo 23,10s);
3. proibia-se a opressão e exploração dos pobres (Êxodo 22,22-26);



4. condenava-se a manipulação da lei em prejuízo dos pobres (Êxodo 23,6-9).



O próprio Deus se apresenta como defensor dos pobres e oprimidos, ele que libertou Israel da opressão do Egito (Êxodo 22,21s; Êxodo 23,9).



Oséias profetas Amós (Amós 2,7 Amós 4,1 Amós 5,11 Amós 8,4), Isaías (Isaías 3,14s; Isaías 5,8s; Isaías 10,2) e Miquéias (Miquéias 2,2 Miquéias 3,2-4) denunciaram a opressão dos pobres e miseráveis, pecado que levou à ruína do reino de Judá (Ezequiel 22,29).



No Novo Testamento a mensagem de Jesus se dirige especialmente aos pobres (Mateus 11,5 Lucas 4,18). Chama-os de "bem-aventurados" (Mateus 5,3 Lucas 6,20), mas critica os ricos satisfeitos com sua riqueza (Lucas 6,24-26 cf. Tiago 2,2-7). Dos ricos exige desapego dos bens e o uso social dos mesmos (Marcos 10,17-27 cf. Lucas 19,8). No juízo final o cristão será julgado pela maneira como tratou os pobres e necessitados (Mateus 25,31-46 Tiago 2,13). Ver "Ano Jubilar".

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