Significa a entrada solene do rei na sua capital
(2Samuel 6 1Reis 1,38-53 2Reis 11,1-16).
No Antigo Testamento aparecem duas tendĂȘncias:
parusia futura -vinda do Rei-Messias (Zacarias 9,9s; IsaĂas 40,9-11); outra,
recordando que Ă© Deus o Rei de Israel, anuncia uma vinda de Deus em pessoa
(IsaĂas 46,9-13 IsaĂas 52,7s; Zacarias 1,3 Zacarias 1,16 Zacarias 2,9-13
Zacarias 8,2s).
A entrada de Cristo em Jerusalém é narrada num
contexto de Parusia (Mateus 21,1-11). O Batista Ă© o arauto desta chegada
(Mateus 3,11s). Cristo, porém, diz que a hora de sua manifestação não chegou
(JoĂŁo 7,2-9 JoĂŁo 18,35 JoĂŁo 14,3).
Na linha da segunda tendĂȘncia do Antigo
Testamento,acima descrita, a vinda do Filho do homem Ă© apresentada com
elementos divinos (Mateus 16,27s; Mateus 24-25 Lucas 21,25-33).
Textos relativos Ă Parusia gloriosa (1CorĂntios
1,8 1CorĂntios 15,23 1Tessalonicenses 2,19 1Tessalonicenses 3,13
1Tessalonicenses 4,15 2Pedro 1,16 2Pedro 3,4 2Pedro 3,12 1JoĂŁo 2,28). Veja
"Dia do Senhor" e a nota em 2Tessalonicenses 2,1-12.