PARUSIA

Significa a entrada solene do rei na sua capital (2Samuel 6 1Reis 1,38-53 2Reis 11,1-16).


No Antigo Testamento aparecem duas tendĂȘncias: parusia futura -vinda do Rei-Messias (Zacarias 9,9s; IsaĂ­as 40,9-11); outra, recordando que Ă© Deus o Rei de Israel, anuncia uma vinda de Deus em pessoa (IsaĂ­as 46,9-13 IsaĂ­as 52,7s; Zacarias 1,3 Zacarias 1,16 Zacarias 2,9-13 Zacarias 8,2s).



A entrada de Cristo em Jerusalém é narrada num contexto de Parusia (Mateus 21,1-11). O Batista é o arauto desta chegada (Mateus 3,11s). Cristo, porém, diz que a hora de sua manifestação não chegou (João 7,2-9 João 18,35 João 14,3).



Na linha da segunda tendĂȘncia do Antigo Testamento,acima descrita, a vinda do Filho do homem Ă© apresentada com elementos divinos (Mateus 16,27s; Mateus 24-25 Lucas 21,25-33).



Textos relativos Ă  Parusia gloriosa (1CorĂ­ntios 1,8 1CorĂ­ntios 15,23 1Tessalonicenses 2,19 1Tessalonicenses 3,13 1Tessalonicenses 4,15 2Pedro 1,16 2Pedro 3,4 2Pedro 3,12 1JoĂŁo 2,28). Veja "Dia do Senhor" e a nota em 2Tessalonicenses 2,1-12.

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