FESTA

Israel conhece várias festas religiosas:


Festa da Lua Nova, que marcava o início do mês (1Samuel 20,5-26 Ezequiel 46,1-7 Números 28,11-14 Neemias 10,33-34 Gálatas 4,10 Colossenses 2,16-20).



O dia festivo semanal era o Sábado (Êxodo 16,4-36 Êxodo 20,8-11 Isaías 56,1-6 Isaías 58,13-14).



A Festa dos Tabernáculos era celebrada em ação de graças pela colheita das azeitonas e das uvas (Juízes 9,27 Juízes 21,19-24). Era chamada também "festa da Colheita"ou "Festa" (Êxodo 23,16 Êxodo 34,22 Neemias 8,14 João 7,11 cf. Levítico 23,33-44 e nota; Deuteronômio 16,13-16 Levítico 23,34-44); atinge em Cristo o seu significado pleno (João 7,37-39 1Coríntios 10,4).



A Festa das Semanas era celebrada após a colheita do trigo. É chamada "das semanas"porque se fazia sete semanas após a festa dos Ázimos (Números 28,26). É conhecida também sob o nome de "festa da Colheita" (Êxodo 23,16) ou "festa das Primícias"da colheita do trigo (34,22). Mais tarde recebeu o nome de Pentecostes (Tobias 2,1 2Macabeus 12,31s; Atos 2,1), porque se celebrava cinqüenta dias depois da oferta do primeiro feixe de espigas de cevada (Levítico 23,9-14 Deuteronômio 26,1-11). Sendo de origem agrária, Pentecostes é uma festa alegre. Nela o israelita agradecia a Deus pela colheita do trigo, oferecendo-lhe as primícias (primeiros frutos) do que foi semeado nos campos (Êxodo 23,16 Êxodo 34,22). Na época pós-exílica começou a ser celebrada nesta festa a promulgação da Lei de Moisés (Levítico 23,15-21 e nota). Na festa de Pentecostes, após a morte de Jesus, a comunidade cristã, reunida no Cenáculo, recebeu o dom do Espírito Santo (Atos 2,14). Ver "Páscoa", "Sábado", "Ázimos".


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