Oséias israelitas conheceram apenas uma única
forma de estado nacional : a monarquia. Na Bíblia havia uma corrente hostil à
monarquia (1Samuel 8,1-22 1Samuel 10,18-27 Deuteronômio 17,14-20 Oséias 7,3-7
Oséias 13,9-11 Ezequiel 34,1-10); e outra favorável (1Samuel 9,1-10 1Samuel
9,16 1Samuel 11,1-11 1Samuel 11,15 Salmo 2 Salmo 20 Salmo 21).
Antes da monarquia havia juízes, salvadores das
tribos em momentos críticos, chamados por isso "maiores" (Juízes
3,9-10 Juízes 3,15 Juízes 4,7 Juízes 8,22-23); ao lado deles havia os
"juízes menores", ou governantes que se encarregavam de administrar a
justiça (Juízes 10,1-5 Juízes 12,8-15). Depois dela, após o exílio, são as
autoridades locais, tradicionais (Esdras 5,9 Esdras 6,7 Esdras 7,1-26 Lucas
22,66-23,1). Entretanto, Deus é o único e o verdadeiro rei das nações (Êxodo
15,8 Juízes 8,23 1Reis 22,19 Isaías 6,5 Isaías 41,21 Isaías 43,15 1Crônicas
17,14). Ele é também o dono de todas as nações (Isaías 14,21-23,18; 45,1-6;
Provérbios 8,15-16 Eclesiástico 10,1-4).
Oséias profetas criticam os abusos das
autoridades civis e religiosas (Miquéias 3,1-4 Amós 6,1-4 Oséias 4,1-5 Oséias
4,14 Oséias 7,1-7 Oséias 13,10s; Isaías 3,1-15 Isaías 10,1-4 Ezequiel 34), como
Jesus o fará em relação aos escribas e fariseus (Mateus 23). Anunciam o reino
de Deus (Isaías 7,14 Isaías 9,5-6 Isaías 11,1-5 Jeremias 23,5 Miquéias 5,1
Zacarias 9,9-10 cf. Salmo 47 Salmo 93 Salmo 96-99 Daniel 10,13 Daniel
10,20-21).
Jesus escolhe o caminho do Servo Sofredor e
recusa a realeza temporal (Mateus 4,8-11 João 6,14-15 Atos 1,6) Sua realeza não
é deste mundo (Mateus 21,1-9 Lucas 17,20-21 João 12,12-19 João 12,31-32 João
18,36-37 Efésios 1,9-10 Efésios 1,15-23).
Na Igreja, a autoridade está a serviço do
próximo (Marcos 9,33-35 Mateus 23,11-12 João 13,12-17 Efésios 4,11s).
O amor fraterno é um sinal de contradição para o mundo (1João 3,11-15 João 15,18-21); é um sinal de que amamos a Deus (1João 2,3-11 1João 4,19-21 Tiago 2,1-3 Tiago 2,14-26). Ver "Próximo".