Tradições bíblicas populares falam da ascensão
de personagens que voltariam no fim dos tempos (Gênese 5,21-24 2Reis 2,11-13
Jud 1,14). Ressurreição e Ascensão de Jesus são um e o mesmo mistério (Lucas
24,1 Lucas 24,13 Lucas 24,50-53 João 20,17-23 Romanos 8,34). Somente Atos
1,1-11 fala de um intervalo de 40 dias entre a Ressurreição e Ascensão. O
binômio descida-subida ilumina o sentido da ascensão (Atos 2,29-36 Filipenses
2,6-11 Efésios 4,10 1Pedro 3,19-22 Romanos 10,5-7); João concentra estes dois
aspectos na palavra exaltar (João 3,12-15 João 8,27-29 João 12,31-34). Afirma a
divindade de Cristo e tem uma dimensão escatológica (Lucas 24,26 Atos 1,9-11
Efésios 1,20 Hebreus 9,24 1Pedro 3,22 cf. Mateus 24,30-31). É garantia da nossa
salvação (João 14,2s; Romanos 8,17 Romanos 8,34 Efésios 2,5s; 1Pedro 1,3-4).
t;, porque nela estavam guardadas
as tábuas da Lei, base da aliança de Deus com Israel. A arca foi colocada no
recinto do Santo dos Santos do templo de Jerusalém (2Reis 8,1-9). Perdeu-se com
a destruição de Jerusalém em 587
a .C.(2Reis 25,1-21). Sobre o destino da arca da aliança
veja a lenda em 2Macabeus 2,4-8 (nota). Ver "Imagem".
viu o
Ressuscitado, dele recebeu o Evangelho e a investidura no apostolado. Por isso,
ele se considera apóstolo de Cristo (1Coríntios 1,1 1Coríntios 1,1 Gálatas 1,1
Efésios 1,1) distinguindo-se dos apóstolos (enviados) das igrejas (Filipenses
2,25 Filipenses 4,3 2Coríntios 8,23 Romanos 16,7), ainda que não pertença aos
Doze e não seja testemunha da ressurreição (1Coríntios 12,28 1Coríntios 15,7-11
Gálatas 1,15s).
Pedro aparece como o primeiro dos apóstolos
(Lucas 6,14 Lucas 12,41 Lucas 8,45 Lucas 9,32-33. Ele é a "rocha" e o
portador das chaves da casa de Deus (Mateus 16,17-18 João 1,41-42); é a
primeira testemunha da ressurreição (Atos 1,15-20).